Dorival Caymmi, 1995
Chico Buarque, 1995
Fernanda Montenegro, 1995
Caetano Veloso, 1988
Oscar Niemeyer, 1986
Leonilson, 1995
Regina Casé e Luiz Zerbini, 1995
Matinas Suzuki Jr., 1995
Daniela Thomas, 1995
Titãs, 1988
Danuza Leão, 1995
Paulinho da Viola, 1995
Patrício Bisso, 1986
Malu Mader, 1995
Zé Wilker, 1995
Carolina Ferraz, 1995
Henry Sobel, 1995
Elza Soares, 1995
Zélia Gattai e Jorge Amado, 1995
Dona Neuma, 1994
Dedé Veloso e Sandra Gadelha, 1995
Edinho, Pelé e Dondinho, 1995
Marieta Severo, 1990
Hebert Vianna, 1997
Hélio Oiticica, 1978
João Cabral de Melo Neto, 1995
Lina Bo Bardi, 1978
Bruna Lombardi, 1995
Muller, 1991
Jorge Ben Jor, 1995
Xuxa, 1989
Milton Nascimento, 1995
Elis Regina, 1978
Antonio Cícero e Wally Salomão, 1995
Geraldo Vandré, 1995
Angeli, 1993
Naná Vasconcellos, 1994
Vera Zimmerman e Beth Prado, 1995
Joãozinho Trinta, 1995
Luiza Brunet, 1990
Mariza Guimarães e Francisca, 1996
Antonio Callado, 1995
Gilberto Gil, 1989
Irmãos Frias, 1996
Dona Cida, 1995
Jardim da Luz
Sempre preferi sujeitos a objetos. Aos doze anos, ao fazer minhas primeiras fotos no Jardim da Luz, um parque de São Paulo ao lado do Bom Retiro – bairro da comunidade judaica onde nasci e vivi até os vinte anos -, não imaginava que me tornaria um fotógrafo profissional. Quando me deu uma câmera ainda na infância, meu pai, um judeu pernambucano de esquerda, traçou sem saber, o meu destino. Por força desse sincretismo e com a obstinação própria de um homem idealista, tentou me fazer ver o mundo sem preconceitos ou racismo. Este livro de retratos talvez seja a síntese desse legado deixado por meu pai. Ao justapor algumas vezes imagens e pares antagônicos, quis tornar possíveis certas impossibilidades e vice-versa. Esse jogo, aliado ao prazer de fotografar, foi o guia deste trabalho, e a generosidade dos fotografados, a via de realização.
Isolar as pessoas em fundos neutros, salvo três ou quarto exceções, veio da intenção de ressaltar a singularidade de cada um. A forma direta e sem narrativa como realizei estas fotos, reafirmam mais uma vez, minha rejeição ao que considero o senso mais comum a respeito da fotografia em geral: aquele que vê no retrato a captação da alma ou a tradução da persona de quem é fotografado. A cantinela usual “este não sou eu”, :você não me sacou” é a voz dessa banalidade. Para mim, a fotografia, como qualquer outra forma de expressão, contém também o olhar, o crivo, a direção e a opinião de seu autor.
Resta dizer que este livro sem fim – pois sempre faltará alguém que gostaria de retratar sem ter tido a oportunidade – é o resultado de três modos de aproximação com os sujeitos fotografados. Em primeiro lugar, elegi retratar alguns destaques da cena brasileira, pessoas que admiro muito e que participaram e participam da minha vida, mesmo que involuntariamente. Outras pessoas foram colocadas à minha frente por circunstâncias profissionais, e outras, ainda, fotografei por ligações afetivas.
Apresentado no MASP em 1996.
Bob Wolfenson
Antifaçade - Golden Binding
I have always preferred people to objects. As I took my first pictures, when I was twelve years old, at “Jardim da Luz” - a park in São Paulo near Bom Retiro, the Jewish neighbourhood where I was born and where I lived until I was twenty years old – the idea that I would become a professional photographer had never crossed my mind. My father, a leftist Jew from Pernambuco, mistakenly determined my fate when he gave me my first camera. As a result of this syncretism together with the natural obstinacy of an idealist, he aspired to make me see the world without any prejudices or racism. This book of portraits is perhaps a synthesis of this legacy that my father left me. Through the juxtaposition of certain antagonistic photos, I managed to make certain impossibilities possible and vice versa. This game, along with the pleasure of photographing, were guides to this project and the generosity of the people photographed, was the means for its accomplishment.
By isolating people in neutral backgrounds – with the exception of three or four – I attempted to accentuate each person’s singularity. The lack of narrative and the direct manner in which these photos were created reaffirm my rejection to what I consider the “common sense” regarding photography in general: those who see in a portrait the portrayal of the soul or the translation of the persona of the subject photographed. The common statement “this is not me,” “you haven’t portrayed me as myself” is the voice of this banality. In my opinion, photography is like any other form of expression; it also contains the author’s gaze, selection, direction and opinion.
All I have left to say is that this unfinished book – as there will always be someone who I would have liked to photograph but never had the opportunity to – is the result of three types of relationships: I decided to depict some prominent figures of the Brazilian scene, people who I deeply admire and that have been – and many still are – part of my life, even if involuntarily. Others I photographed as a result of professional circumstances and others, simply due to affectionate bonds.
Shown at MASP in 1996
Bob Wolfenson