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Deu Na Telha

Essas imagens são parte de um trabalho realizado em 2014, no Complexo de favelas do Alemão, uma enorme e conflagrada  área   no Rio de Janeiro, por ocasião de um projeto patrocinado por uma empresa .O objetivo inicial  de minha ida até lá era conhecer o espaço onde seriam acomodadas obras de arte de 13 artistas cariocas previamente encomendadas a serem instaladas ao longo do morro e ministrar um workshop para moradores sobre minha carreira artística O pedido dos patrocinadores seria pra que eu fotografasse estas instalações   e a interação de moradores com elas, mas no decorrer destes encontros me ocorreu que pessoas que nunca tiveram oportunidade de serem fotografadas de uma forma mais elaborada, pudessem sê-las. Além do que achei que fotografar somente as obras seria um trabalho descritivo sobre algo que estaria pronto.   Obviamente foi necessário estabelecer um recorte diante da imensidão de possibilidades que um lugar superpopuloso oferece. Concentrei-me nos que estavam diretamente envolvidos no projeto das instalações. Cada um na sua particularidade demonstrou beleza, dignidade, orgulho e felicidade de ser fotografado desta forma.

Apresentado na ArtRio em 2014

Bob Wolfenson

Deu Na Telha

These images are part of a project that was executed in 2014, at the favela “Alemão,” an enormous and unstable area in Rio de Janeiro and they were produced out of another project in the area. The aim of my trip to the Alemão complex was initially to check out the space where the artworks of 13 Carioca artists would be installed and to carry out a workshop with the residents of the area on my artistic career. The sponsors asked me to photograph the installations and the people’s interaction with them, however, as these encounters progressed, I realized that people that have never had the opportunity to be photographed in a more elaborated manner would be able to then and there. Other than the fact that I thought that capturing only the artworks would be a mere descriptive work about something that was already ready. Obviously, it was necessary to establish a limit when facing such an immense field of possibilities that an overpopulated place has to offer. I focused on those that were directly involved with the installations. Each and every one of them, in their individuality, demonstrated beauty, dignity, pride and happiness in being photographed in this way. 

Shown at ArtRio in 2014.

Bob Wolfenson